BJD: A SAGA

Como disse no blog, resolvi fazer minha própria BJD. Vou colocar aqui todo o passo a passo. Vai me servir com auto incentivo para nao desistir na metade, já que percebi que não é um trabalho fácil. Mas acredito que vai ajudar também a outras pessoas que pensem em fazer o mesmo, já que infelizmente ainda não são vendidas bonecas prontas para serem customizadas no Brasil.
Então, fique à vontade para embarcar nessa viagem....Divirta-se!


06/07/2011

 Olá. Pois é, eu disse que ia colocar aqui o passo a passo da minha empreitada. Acho que essa semana passei pela fase mais difícil, pelo menos para mim, que não tenho noção nenhuma de técnicas de desenho e proporção, apesar de sempre desenhar bem. Mas era no olhômetro né.
Então, a primeira coisa que fiz, foi tentar desenhar um corpo proporcional. Fui olhando uns desenhos na internet e tentando me basar neles. o lado direito foi fácil, difícil foi fazer o lado esquerdo na mesma proporção. Até que no final acabaram meio parecidos. Mas levei um dia inteiro pra chegar nesse resultado. (sim, eu tenho mais o que fazer, mas foi um dia que eu tava mais tranquila no trabalho). E Voilá, veja como ficou:



Feito isso, fui pra casa ACHANDO que tava tudo resolvido, mas obvio que não. Comecei a pensar nas articulações, espaços que teriam que sobrar, etc. Foi o momento do desespero, achei que todo o trabalho do dia inteiro havia sido em vão.Mas respirei fundo e comecei a desenhar o protótipo da boneca pra valer, com base em um de uma amiga do Facebook, mas com as medidas do meu desenho, já que o meu é menor, mais ou menos do tamanho da Barbie (o que acho que vai me dar problemas no futuro, mas enfim, vamos lá.). Aí não teve  jeito, tive que pegar mesmo régua e compasso, porque as articulações tem que ser do mesmo tamanho, pra encaixar direitinho na hora de montar a boneca. Resumindo: 3 horas pra fazer um cotovelo.
Dois dias trabalhando no desenho do protótipo, e ficou assim:
(Desculpe a fotógrafa) Vocês vão perceber que não tem mão. Pois é, acontece que a mão ficaria muito pequena no isopor, então resolvi esculpir direto na massa mesmo. Essa vai ser uma outra etapa longa, porque não sei nem desenhar mão, que dirá esculpir.
Por enquanto é só isso. Ah, claro, a cabeça. quando tirei as fotos ela ainda não estava pronta, mas agora já está, só preciso de tempo pra fotografar.

Divirtam-se. Se tiver mais alguém fazendo a experiência, me conte, quero saber como estão fazendo.

Até Mais!!

17/07/2011 


Essa semana deu pra fazer bastante coisa. O trabalho já está bem adiantado. Mas nossa, não pensava que seria tão complicado. Claro, com a prática melhora, jpa me conformei que essa primeira vai sair meio desengonçada.
Então, quarta feira fiz o protótio no isopor, o que foi fácil, é só passar o desenho das partes separadas em cma do isopor, cortar e depois dar a forma com o estilete mesmo.




Na quinta feira comecei a cobrir com massa. Eu estava em dúvida entre epoxi ou cerâmica fria ( popular biscuit), mas achei q a cerâmica, por ser muito plástica, seria mais difícil de dar a forma, principalmente no rosto, então fiz de epoxi. O ruim do epoxi é que endurece completamente em duas horas, então você tem que preparar partes pequenas de massa de cada vez. Eu mesma acabei perdendo quase metade de uma massa, pq achei que seria fácil fazer os pés, então daria tempo de fazer a cabeça com a mesma massa, mas ela endureceu e esfarelou.


Comecei pelo abdôme, porque é a parte central, que liga todas as outras, A partir dele, fiz o torax, as pernas, os pés e os braços. Não esquecendo de a cada peça medir bem pra ver se encaixa. As articulações são um pouco mais complicadas de fazer, não ficaram redondinhas certinho, mas espero conseguir corrigir isso na hora de lixar. não pode esquecer de furar as articulações e abrir as fendas onde o elástico vai se movimentar. Axo que os joelhos e cotovelos ficaram meio grandes, mas vou tentar com esses mesmo, se ficar esquisito aí faço outros menores. Aliás, essas são as partes mais difíceis de fazer, fora o rosto.


Então, hoje fiz as mãos e a cabeça. A cabeça ficou muito esquisita, um rosto meio de ET. Vou fazer outra, como segunda opção, mas vou terminar essa também. 


Amanhã pretendofazer as orelhas e  começar a lixar as outras partes. Apesar de endurecer em 2 horas, é melhor esperar pelo menos 12 pra fazer o acabamento. 
De modo geral acho que o trabalho está indo bem, e adiantado. Só não sei ainda qual será o estilo dela, a personagem, a roupa. Tenho que pensar....
Até mais!!! 

26/07/2011

Faz tempo q não posto novidades, mas é que estou na fase de lixar, e é realmente muito trabalhoso, porque é agora que a gente tira as imperfeições. E, claro, não tenho tido muito tempo. Mas já respiro mais aliviada, parece que as peças estão começando a se encaixar. Menos as articulações, que vou ter que fazer de novo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...