quarta-feira, 29 de junho de 2011

Barbie: A personagem 1

Que a Barbie se consagrou como modelo de perfeição feminina todo mundo já sabe. Sabemos também que ela já teve quase todas as profissões, estilos de vida, cor de cabelo e pele, religião e até deficiência física, só para mostrar que somos todas lindas e perfeitas sem distinção nenhuma, e principalmente, que os nossos sonhos estão ao nosso alcance, como diz seu famosíssimo Slogan "Seja tudo que você quiser!".
Mas a Barbie é mais do que isso, ela tem uma história concisa, nome, sobrenome, Árvore Genealógica, é uma Personagem criada nos mínimos detalhes para que cada uma das meninas consumidores se identifique.
Claro que, "alguem" que se torna tão influente assim, e por tanto tempo, acaba virando vítima de severas críticas. Críticar machistas de homens que se sentem ameaçados pela liberdade que a boneca mostra existir às mulheres. Críticas também de mulheres feministas que acreditam que a Barbie é um modelo prejudicial, pois enfatiza questões estéticas e esteriotipa certo conceito de "perfeição". Para rebater tais críticas, a criadora Ruth Handler, em sua autobiografia lançada em 1994, diz:

"Minha filosofia, ao criar a Barbie, é a de que por meio dela as menininhas podem imaginar que são a mulher que bem entenderem. A Barbie sempre representou as diversas escolhas que a mulher tem a sua disposição."

Sendo assim, vou colocar algumas curiosidades que encontrei sobre ela por aí. Algumas são verdadeiras, outras duvidosas. Fica a seu critério acreditar ou não. No mínimo voce vai se encantar com a riqueza de detaslhes e rir um pouquinho. Divirta-se!!!

1 -  O nome completo da  Barbie, a primeira boneca com forma adulta do mundo, é Barbara Milicent Roberts. Ela é de Willows, Wisconsin, e estudou na Willows High School. Ao longo do tempo, os membros da família foram lançados e atualmente Barbie tem seis irmãos: Skipper (1964), Tutti (1966), Todd (1966), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999). Durante as cinco décadas, Barbie já teve mais de 40 animais de estimação. Além de gatos e cachorros, já foi dona de cavalos, um urso panda, um filhote de leão e uma zebra.

2 - Se fosse uma mulher de verdade, Barbie exibiria as seguintes medidas: 1,70m, 99cm de busto, 46cm de cintura e 84cm de quadril. Para se ter uma referência, a modelo Gisele Bündchen mede 1,79m e tem 92cm de busto, 61cm de cintura e 89cm de quadril. É a medida da cintura da boneca o principal alvo de críticas de feministas de todo o mundo, que consideram a Barbie um padrão de beleza inatingível. Mas há quem busque isso: 38cm é a circunferência da menor cintura do mundo, segundo o livro Guiness World Records (Livro dos Recordes). A detentora do título é Cathie Jung, americana que atualmente tem 72 anos, e que usa espartilhos desde os 25 anos para manter a cintura fina.

 3 - Três anos após seu lançamento, Barbie ganha um namorado, o boneco Ken, inspirado em Kenneth, nome do outro filho do casal criador da boneca. Kenneth morreu em 1994, vítima de tumor no cérebro. A história de vida dos dois pode ser acompanha no site oficial www.barbie.com que conta as aventuras do casal. Se estão juntos ou não.

4 - A primeira amiga de Barbie chegou em 1969. Era Christie, a primeira boneca negra lançada no mercado norte-americano. Logo depois, veio Stacy. Em 1996, ela ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas.

5 - Barbie não representava apenas um padrão de beleza, mas também um ideal de estilo de vida. Por isso, já na década de 1960, tinha um carro modelo esportivo na cor rosa-choque. Em 1972, ganhou um trailer. Barbie chegou em 1990 dirigindo uma Ferrari. Em 2000, para mostrar que é moderna e trabalha, usava telefone celular e computador. Em 2007, a Mattel lançou a nova geração da Barbie, que mistura a boneca com o MP3 player. 

6 -  Em 1992, sempre politicamente correta, ela se candidatou à presidência dos Estados Unidos.

7 - Ao longo dos primeiros 45 anos, a Barbie exerceu mais de 80 profissões diferentes, desde veterinária a roqueira, assim como estudante, astronauta, sereia, secretária. Ela até alistou-se no exército americano, afinal de contas, como muitas crianças da década de 80 cantavam no jingle de Natal da Estrela: "E os Super Powers protegem a Barbie". Com esta "proteção" de peso e qualidade, acabou não sendo de menos: a boneca recebeu o aval do Pentágono para poder usar o uniforme do exército americano.


FONTES:

http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI3511932-EI1377,00-Confira+curiosidades+sobre+os+anos+da+Barbie.html
http://www.resenhando.com/legenda/v2704.htm

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...